XXVI Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica

Sobre Búzios

mção dos Búzios é um lindo recanto turístico, localizado na zona tropical do subcontinente sul-americano, banhado pelas águas do Oceano Atlântico, ensolarado em grande parte do ano e habitado por gente aprazível de todos os recantos do planeta que desfrutam de suas 23 praias.

O pioneiro nome de batismo português da península foi “ponta dos búzios”, devido a presença de numerosas conchas de moluscos gastrópodes em suas praias. Com a construção da Armação das Baleias de Búzios, o estabelecimento comercial, passa a topônimo substituto do original, incorporando o vocábulo composto “Armação dos Búzios". Estas conchas eram utilizadas como adorno e como buzina, nos tempos primitivos anunciavam os combates e, até o ano de 1965, ainda podiam ser ouvido o som das buzinas, dos vendedores de peixe, anunciando a mercadoria fresca pelas ruas da península.

Destino mais cobiçado da Região dos Lagos, Búzios vai além das belezas naturais, dignas de cartão-postal. Incluída no mapa do jet set internacional na década de 60, depois de uma visita da atriz francesa Brigitte Bardot, a antiga vila de pescadores abriga restaurantes e pousadas sofisticadas, boates e bares descolados e um comércio repleto de lojas de grife. Cosmopolita, recebe turistas do mundo todo o ano inteiro - e muitos acabam ficando por lá.

O balneário tem mais de vinte praias, cada uma com estilo próprio. Geribá, por exemplo, é território dos surfistas e da paquera, enquanto Azedinha é um mar de tranquilidade e Ferradura atrai famílias com crianças.

Bons ventos, águas cristalinas e ondas na medida certa fazem do mar de Búzios um cenário perfeito para a prática de esportes aquáticos. Enquanto os mergulhadores seguem para as ilhas, os surfistas se encontram em Geribá. Os adeptos dos esportes náutico, como wind e kitesurf, fazem a festa nas praias Rasa e de Manguinhos por conta dos bons ventos. 

Uma maneira agradável de conhecê-las é fazendo passeios de barco que levam também às ilhas Feia e Rasa. Além de curtir as paisagens, as paradas para mergulho revelam a rica vida marinha da região. 

A Rua das Pedras não é mais exclusiva quando o assunto é vida noturna. Sua continuação, a Orla Bardot, ganhou bares, restaurantes e boates, esticando o movimento ao longo da praia da Armação. O movimento em ambas as parte é intenso, mas somente depois da uma da madrugada - antes disso, nada acontece. 

Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica – 21 a 25 de outubro de 2018 – Búzios - RJ
cbeb2018@sbeb.org.br | tel: +55 21 2532-7373

Desenvolvido por LT Sistemas Web © Copyright 2017. Todos os direitos reservados.