Developed by Adilmar Dantas
Zoom

Palestrantes

 

 

Palestra de abertura

Prof. Flavio Grynszpan

 

 

Resumo:

O palestrante fará uma analise do estado atual do fomento à inovação tecnológica em Saúde no Brasil e avaliará as oportunidades para a Engenharia Biomédica, em função das tendências do Sistema de Saúde e das possibilidades do uso das novas tecnologias em Saúde. Vai também discutir os motivos que dificultam a transferência dos resultados das pesquisa em Engenharia Biomédica para o setor empresarial e apresentar alternativas para melhorar o processo de transferência.

Curriculum vitae:

O professor Grynszpan é Mestre em Engenharia Elétrica pela COPPE e Ph.D. em Biomedical Engineering pela University of Pennsylvania (EUA). Foi professor da UFRJ de 1971 a 1989; Fundador e Diretor Presidente da empresa de consultoria Grynszpan Projetos e Serviços Empresariais (1999 até hoje); Vice Presidente da empresa Motorola Inc e responsável pela estratégia da empresa para toda a América Latina (1997 a 1999); Presidente da Motorola do Brasil (1989 a 1999); Fundador e Presidente da Riotec, empresa privada gestora do Parque de Alta Tecnologia do Rio de Janeiro (1987 a 1989); Coordenador da COPPETEC- órgão responsável pela ligação Universidade Empresa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977 a 1985). É diretor do Departamento de Tecnologia do Ciesp – Centro das Industrias do Estado de São Paulo; Foi membro do Conselho Deliberativo do CNPq- Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico- de 1998 a 2002; Foi diretor da Fiesp- Federação das Industrias de São Paulo –  de 2000 a 2004; Foi vice-presidente da IASP- Associação Internacional de Parques Tecnológicos – de 1986 a 1988; Foi membro do Conselho Técnico-Cientifico da CAPES/Ministério da Educação e Cultura- 1975; Foi fundador e presidente da Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica – de 1971 a 1976. Criou e coordena a “Brazil Diaspora Network”, uma rede de profissionais e executivos brasileiros que moram no exterior, cujo objetivo é o de ajudar as empresas nacionais na sua inserção no mercado internacional. Foi consultor da UNIDO- United Nations Industrial Development Organization em 1986. Durante o seu período na Motorola, foi escolhido Homem do Ano em Telecomunicações pela revista Exame, em 1997 e foi membro do US-Brazil Business Council.

 

 

Computational Neuroscience and Brain Machine Interfaces

Prof. Slawomir Nasuto

University of Reading, School of Systems Engineering – Reino Unido

 

Resumo:

O professor Nasuto ministrará palestra versando sobre os recentes avanços em neurociência computacional e interfaces cérebro-máquina, em particular aqueles vinculadas aos grupos de pesquisa em inteligência cibernética e neurociências de sistemas da Universidade de Reading (Reino Unido), aos quais está fortemente vinculado.

Curriculum vitae:

Professor Slawomir J Nasuto é mestre em Matemática pela University of Marie Curie-Sklodowska de Lublin, Poland (1993) e PhD em Cibernética pela University of Reading (1999). É membro do corpo docente da School of Systems Engineering da University of Reading desde 2000. Suas principais linhas de pesquisa envolvem neurociência computacional e neuroanatomia, analises de sinais gerados pelo sistema nervoso, incluindo EEG, single neuron e multivariate spike trains ou EMG e suas aplicações para o desenvolvimento de interfaçes cérebro-máquina e animats (robôs controlados por culturas neurais).

 

 

Advances on Upper-Limb Prosthesis Control

Prof. Peter Kyberd

University of New Brunswick, Institute of Biomedical Engineering – Canadá

 

Resumo:

O professor Kyberd ministrará palestra versando sobre os recentes avanços no desenvolvimento de próteses de membros artificiais.

Curriculum vitae:

Peter Kyberd é “full professor” no Institute of Biomedical Engineering da University of New Brunswick, e uma das maiores autoridades mundiais no controle de próteses de membros artificiais, tema no qual trabalha desde os anos 80 com centenas de trabalhos publicados, incluindo uma colaboração muito citada com Kevin Warwick e Mark Gasson na University of Reading, utilizando eletrodos implantáveis parta controle de um braço robótico. Kyberd é graduado pela Durham University (UK) e recebeu o título de PhD em 1990 por seu trabalho no desenvolvimento de uma prótese de mão artificial na Southampton University. Em sua carreira como pesquisador já atuou no Oxford Orthopaedic Engineering Centre (UK), na Reading University (UK) e agora trabalha no Canadá.

 


Smart wheelchairs for people with motor disabilities

Prof. Guy Bourhis

LCOMS, Université de Lorraine, Metz, França

 

Resumo:

Cadeiras de rodas inteligentes são desenvolvidas para pessoas com dificuldades motoras extremas ou que não possuam a capacidade de controlar cadeiras de rodas eletro-eletrônicas convencionais. Nesta palestra discutiremos os recentes avanços neste campo com base em estratégias de "humanengineering" - ou seja, avaliando-se o sistema homem-máquina como um todo, ou ainda, mais precisamente, os modos de cooperação homem-máquina que ocorrem entre a pessoa a uma cadeira de rodas semi-auntônoma.

Curriculum vitae:

O prof. Guy Bourhis é PhD em Engenharia Biomédica pelo INPL-Nancy-Fran,ca (1985). Atualmente é professor na Lorraine University (França) e Chefe do EPSAP Team (Performance Evaluation and Assisted Systems for the Persons) do Laboratório LCOMS. Suas linhas de pesquisa principais abordam os campos de engenharia de reabilitação, cadeiras de rodas inteligentes e interação homem-máquina.

 

 

Hemodynamics of Percutaneous Transcatheter Valves

Prof. Régis Rieu

Département Génie Biomédical, Aix-Marseille Université, France

 

Resumo:

A implantação de válvulas aórticas transcateter é uma das alternativas para tratamento de estenoses aórticas, para pacientes de alto risco cirúrgico. Valve-in-valve é uma nova alternativa de tratamento para troca de próteses mitrais/aórticas em pacientes inoperáveis. Pesquisas in-vitro tem como objetivo central buscar informações hemodinâmicas associadas à implantação de válvulas transcater percutâneas. Nesta palestra, discutiremos aqueles elementos e nossos progressos em experimentos in-vitro com valve-in-valve para próteses mitrais, incluindo as próteses Edwards SAPIEN, recentemente lançadas por três fabricantes de próteses mitrais.

Curriculum vitae:

Régis RIEU é professor na Universidade Aix-Marseille e Chefe do Departamento de Engenharia Biomédica da Escola Politécnica de Marseille. É afiliado ao Grupo Interdisciplinar em Biomecânica Ósteo-articular e Cardiovascular (CNRS / Universidade Aix-Marseille), e seus tópicos de pesquisa principais são associados à caracterização de fluxo sanguíneo no sistema cardiovascular, por meio de experimentos in vitro e simulação numérica. Os modelos gerados tem como objetivo explicar os fenômenos fluidos fundamentais, próprios dos fluxos sanguíneos dentro do coração  e dos vasos. Além disso, os modelos são utilizados como base para aprimoramentos em técnicas cirúrgicas, bem como no design de próteses para tratamento de afecções cardiovasculares, que tem recebido muito importância por parte de órgãos de saúde pública nos últimos anos.

 

Compressive Sensing Approaches for Sparse Biomedical Signal Analysis

Prof. Sridhar Krishnan

Faculty of Engineering and Architectural Science, Ryerson University, Canada

 

Resumo:

Sinais biomédicos obtidos a partir de fontes fisiológicas carregam informações vitais sobre as condições de saúde do sujeito. A maior parte desses sinais apresenta características complexas variantes no tempo e são tipicamente não-estacionários. O processamento de tais sinais usando transformadas convencionais e funções básicas restringe o domínio de análise e limita a representação e as possibilidades de interpretação. Nesta palestra, a representação esparsa de sinais biomédicos, usando bases adaptáveis e abordagens de aprendizagem baseadas em dicionários, será abordada em detalhes. O uso de metodologias de amostragem compressiva para aplicações biomédicas portáteis e de baixa potência também será discutido. Durante a palestra serão utilizados exemplos e ilustrações de sinais cardíacos, neuromusculares e sons biomédicos acústicos para diversas aplicações médicas.

Curriculum vitae:

Dr. Sri Krishnan é um dos pesquisadores de maior destaque em pesquisas biomédicas do Canadá. Tem grande experiência em técnicas sofisticadas de processamento de sinais, é um ativo colaborador em trabalhos com pessoal clínico, indústrias e outros pesquisadores, atraindo grande quantidade de recursos de agências canadenses, e ocupa hoje a prestigiada posição de “Canada Research Chair in Biomedical Signal Analysis”. Dr. Sri é graduado em Engenharia Eletrônica e Comunicação pela Anna University em Chennai, India, e é mestre e doutor em Engenharia Elétrica e de Computação pela University of Calgary, Canada. É Senior Member do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) e recipiente de vários prêmios e distinções, incluindo “Ryerson-Sarwan Sahota Distinguished Scholar Award” em 2011, “Ontario Research Innovation Award from Biodiscovery Toronto” em 2008, e “Canadian Engineers' Young Engineer Achievement Award” em 2007.

 

Retorne a esta página em breve para conhecer os outros palestrantes que estarão conosco no CBEB 2014.